

Em 2005, a partir de projetos de pesquisa e das produções publicadas entre os anos de 2002 a 2006, sobretudo em eventos como ANPED, ENDIPE e HISTEDBR, foram organizados dois grupos de pesquisa: GRM – “Grupo Reflexão e Memória – Estudos e Pesquisas Educacionais” - e GEP – “Grupo de Estudos e Pesquisa em Fundamentos, Gestão e Práticas de Educação Inclusiva. Com ações envolvendo docentes, funcionários técnico-administrativos e, particularmente, discentes, os grupos foram imediatamente integrados ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e também cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFGD. Esse esforço proporcionou a captação de bolsas de estudos junto aos órgãos de fomento regionais e nacionais, como as bolsas PIBIC-CNPq e FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). O GRM passou a se constituir em espaço de encontro, interlocução e trabalho coletivo, do qual emergiram pesquisas em história da educação na graduação e na pós- graduação lato senso com a participação de professores que desenvolvem projetos nas áreas de história da educação. Com a implantação do Programa de Mestrado em Educação, em 2007, surgiram as linhas “História da educação, memória e sociedade” e “ Políticas e gestão da educação”.
A ampliação de estudos, pesquisas, trabalhos e debates sobre a educação no município de Dourados e no estado de Mato Grosso do Sul, além de ter promovido a articulação entre a graduação e a pós-graduação, determinou o desmembramento do GRM, em 2008, originando o GEPHEMES -“Grupo História da Educação, Memória e Sociedade” – com o compromisso de articular instituições, escola e comunidade, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, bases de sustentação da universidade. O primeiro grupo de pesquisadores era constituído pelos seguintes professores doutores: Ana Paula Gomes Mancini – líder (UFGD), Magda Sarat (UFGD), Maria de Lourdes dos Santos – (UEMS) Maria do Carmo Brazil – (UFGD), Nilce Fedatto (UFGD) Reinaldo dos Santos – (UFGD), Maria de Lourdes dos Santos – (UEMS), e pela técnica a professora mestre Marta Coelho Castro Troquez (UFGD).
Em 2009, o GEPHEMES foi reorganizado sob a liderança da professora doutora Ana Paula Gomes Mancini. Neste mesmo ano, o grupo passou a contar com a participação de mais três docentes concursados para a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados: os professores doutores Marcos Antônio Rodrigues Paulo e Manuel Pacheco Neto e a professora doutora Alessandra Cristina Furtado, cujas presenças vieram beneficiar as atividades do grupo, dando um fôlego inclusive para a organização e coordenação de reuniões juntamente com a líder.
No ano de 2010, o GEPHEMES foi novamente reconfigurado, com a mudança de liderança da professora doutora Ana Paula Gomes Mancini para a professora doutora Alessandra Cristina Furtado. Já em 2011, com o ingresso da professora doutora Kênia Hilda Moreira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, no segundo semestre do ano, o GEPHEMES pôde contar com a colaboração de mais uma docente, beneficiando, sobretudo, as atividades de estudo de textos e os debates dos projetos de pesquisas dos discentes. Cumpre destacar que o grupo de pesquisa também vem contando com a participação e a colaboração de docentes de outras instituições públicas de ensino superior do Mato Grosso do Sul.
É importante esclarecer que o GEPHEMES realiza estudos e pesquisas em História e Historiografia da Educação, com vistas a desenvolver e consolidar as linhas de pesquisa do grupo, a saber: a cultura escolar e a história e memória das instituições escolares. Para tanto, o Grupo busca desenvolver atividades integradas entre linhas e seus componentes, tendo em vista:
- Aprofundar a compreensão de questões teóricas, metodológicas e epistemológicas acerca da história da educação;
- Promover discussões sobre as novas vertentes da historiografia educacional ;
- Fomentar o interesse pela pesquisa histórica educacional envolvendo graduandos, alunos de especialização, mestrado e egressos e educadores das redes públicas de educação básica.
- Promover a articulação entre grupos de pesquisa da própria UFGD e de outras IES do país com vista a socializar e divulgar os resultados de estudos desenvolvidos.
- Realizar a produção bibliográfica promovendo o desenvolvimento técnico-científico dos seus membros.
O Grupo tem como proposta a geração de inventário de fontes de História da Educação da região do Mato Grosso do Sul e a recuperação da história das instituições de ensino fundadas na região. Além disso, o grupo visa estimular a linha de pesquisa História e Historiografia da Educação Brasileira, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFGD, e gerar estudos monográficos sobre a realidade educacional da região da Grande Dourados, possibilitando sua interligação com a educação nacional.